Sintomas das Principais DSTs

25 de Setembro de 2015

Sintomas das Principais DSTs

DSTimgEnquanto esse blog existir, muito será falado de DST. Para muitas pessoas, o assunto pode parecer batido, repetitivo ou coisa do tipo, mas além do fato de nunca ser demais falar do assunto, a cada dia novas pessoas iniciam sua vida sexual, e vão buscar informações sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis. Sendo assim, cabe lembrar que qualquer relação sexual feita sem o uso de camisinha pode ser um meio de transmissão e contágio de uma DST, e não somente o sexo vaginal e anal oferecem riscos, mas também no sexo oral as pessoas estão expostas.


O principal problema das DSTs é que elas deixam o organismo mais vunerável e susceptível a outras doenças, e quando não são tratadas a tempo, podem resultar em complicações mais graves como a infertilidade, o câncer e até mesmo a morte.


O Ministério da Saúde em seu site dá informações básicas sobre os sintomas e as suas prováveis DST. Vale dar uma conferida:


Sintomas: Corrimento pelo colo do útero e/ou vagina (branco, cinza ou amarelado), pode causar coceira, dor ao urinar e/ou dor durante a relação sexual, cheiro ruim na região.
DST prováveis: Tricomoníase, gonorreia, clamídia.


Sintomas: Corrimento pelo canal de onde sai a urina, que pode ser amarelo purulento ou mais claro - às vezes, com cheiro ruim, além de poder apresentar coceira e sintomas urinários, como dor ao urinar e vontade de urinar constante.
DST prováveis: Gonorreia, clamídia, tricomoníase, micoplasma, ureoplasma.


Sintomas: Presença de feridas na região genital (pode ser uma ou várias), dolorosas ou não, antecedidas ou não por bolhas pequenas, acompanhadas ou não de “íngua” na virilha.
DST prováveis: Sífilis, cancro mole, herpes genital, donovanose, linfogranuloma venéreo.


Sintomas: Dor na parte baixa da barriga (conhecido como baixo ventre ou "pé da barriga") e durante a relação sexual.
DST prováveis: Gonorreia, clamídia, infecção por outras bactérias.


Sintomas: Verrugas genitais ou “crista de galo” (uma ou várias), que são pequenas no início e podem crescer rapidamente e se parecer como uma couve-flor.
DST prováveis: Infecção pelo papilomavírus humano (HPV).